EMGETIS não cumpre acordo coletivo prejudicando trabalhadores e o Estado

A intransigência da atual diretoria da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (EMGETIS), que insiste em descumprir o Acordo Coletivo vigente, prejudica

trabalhadores e pode resultar em ônus ao Estado de Sergipe. Desde o mês de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do Estado de Sergipe (SINDTIC/SE) ingressou com ação na Justiça cobrando o cumprimento das cláusulas do Acordo Coletivo que vem sendo ignoradas pela empresa.

O Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações que está em vigência há 29 anos, por exemplo, não permite que mais nenhum trabalhador avance na carreira por tempo de serviço, pois todos os níveis já foram preenchidos. “Já fizemos várias propostas de criação de escalas entre os níveis e de criação de novos níveis, mas nenhuma negociação avança”, explica o presidente do SINDTIC/SE Jairo de Jesus.

O dirigente sindical ainda enfatiza que há muitos anos a EMGETIS não vem realizando a avaliação de desempenho, portanto os trabalhadores têm sido excluídos do direito de promoção por mérito. Outra reivindicação do sindicato é o relatório com o quantitativo de horas-extras trabalhadas. Conforme o Acordo Coletivo, este relatório deve ser enviado ao sindicato a cada quatro meses.

Jairo de Jesus frisa que o descumprimento do Acordo Coletivo prejudica trabalhadores e a empresa, pois nestes casos de descumprimento de acordo está prevista a aplicação de multa. “E quem paga esta multa? São os cofres públicos. Portanto a direção da EMGETIS não está tendo uma atitude responsável ao gerar ônus ao Estado”, criticou.