ATOS SEM SOLUCAO - ABR 2015

Situação insustentável para os profissionais da “Atos Soluções” em Sergipe

Empresa Atos silencia em relação a denúncias graves do Sindicato dos Trabalhadores

Mesmo após diversos contatos realizados pelo Sindtic que culminou recentemente com o envio no dia 17 de abril de Ofício solicitando reunião para regularizar o cumprimento da Convenção Coletiva vigente e da legislação trabalhista, a empresa Atos Soluções e Serviços de Tecnologia da Informação, que presta serviços de TI na VALE, ainda não se pronunciou até o dia 23 de abril.

“A situação está insustentável. É uma falta de respeito com os trabalhadores e com as leis trabalhistas brasileiras. Os gestores da Atos estão colocando panos quentes na situação e ganhando tempo enquanto os dividendos crescem. A Atos Soluções é uma empresa que atua e quer continuar atuando no mercado às custas do sangue, do suor, da remuneração e quiçá da vida desses trabalhadores ou do sacrifício de suas famílias, já que em alguns casos eles entram na mina sem nem contar com o adicional de periculosidade. Em outros casos, lhes faltava equipamento de proteção. Isso quer dizer que nem durante o trabalho nem quando sai dele o trabalhador conta com o respaldo e a condescendência daqueles que fazem a empresa”, critica Jairo de Jesus, presidente do Sindtic. ATOS SEM SOLUCAO - ABR 2015

A Atos foi notificada em relação à ocorrência de descumprimento da Convenção Coletiva da Trabalho (CCT) e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No Ofício foram registradas as seguintes irregularidades: ausência do pagamento do aumento salarial da data-base de 2013 e 2014; ausência de pagamento do retroativo salarial referente à data-base de 2013, ausência de equiparação salarial para cargos iguais, ambiente físico inadequado bem como ausência de pagamento de adicional de periculosidade.

Do dia do envio do Ofício, último dia 17 de abril, já decorreram sete dias e, desde essa data, a Atos Soluções e Serviços vem se mantendo omissa diante dos prejuízos que os trabalhadores vem sendo vítimas diante dos procedimentos irregulares da empresa e ao que parece os gestores de contrato da VALE também tem se “esforçado” para ignorar a situação denunciada pela entidade sindical e não cobram a solução das pendências.

Essa postura da empresa vem se perpetuando ao longo de meses, apesar das cobranças da Direção do Sindicato. Em dezembro do ano passado, em contato entre o Sindtic e o setor de RH da Atos, a empresa foi orientada sobre a atualização dos salários dos trabalhadores e nada fez. No dia 23 de janeiro deste ano, o Sindicato realizou uma reunião com os trabalhadores, na porta da VALE, identificou vários problemas, novamente contatou a empresa (Atos) que preferiu permanecer sem resolver as pendências identificadas, e ao contrário de se disponibilizar a resolvê-las, tentou dificultar o acesso dos dirigentes sindicais ao estabelecimento. Informações sobre a reunião de janeiro podem ser lidas na matéria publicada no site do Sindtic. [https://www.sindticse.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=344:sindtic-levara-solicitacao-de-trabalhadores-a-direcao-da-atos&catid=30:noticias-de-ultima-hora&Itemid=28]

A fim de solucionar as pendências, o sindicato determinou a sua assessoria jurídica agilizar as providências cabíveis a esse caso.