15°CECUT comemora nova Direção e Aniversário de 40 anos da CUT

A luta em defesa da democracia no Brasil que há 40 anos fundou a CUT se fortalece e se renova a cada dia numa construção coletiva de todas(os) sindicalistas da maior central sindical da América Latina e a 5ª maior do mundo.
Com persistência na luta e aprendizado constante, muitas vidas foram transformadas pela luta sindical construída pela CUT ao longo desses 40 anos de história que teve início no CONCLAT (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora). A CUT nasceu de um ato ousado de desobediência civil, pois a legislação vigente proibia a existência de centrais sindicais.
Desde a fundação da CUT aos dias atuais, as ações da central sindical expressam seu compromisso com a união das trabalhadoras e trabalhadores, a solidariedade de classe e a construção diária da luta do movimento sindical e social pelo avanço da democracia no Brasil.
Em Sergipe, o líder camponês Dionízio Cruz, os operários Rômulo Rodrigues e Edmilson Araújo foram lideranças que fundaram a CUT, no início da década de 80, num contexto de luta em defesa dos trabalhadores da Nitrofértil/Fafen, ascensão das lutas dos servidores públicos, da organização do Pólo Sindical Rural do Baixo São Francisco, do surgimento de novos sindicatos e da proliferação das oposições sindicais.
O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, reforça a importância do fortalecimento da luta pela volta da Petrobrás para Sergipe, a retomada da produção local com geração de emprego e fortalecimento da economia interna de Sergipe.
“A Petrobrás é patrimônio do povo brasileiro e também é patrimônio do povo de Sergipe. O governo Bolsonaro por vingança contra o Nordeste, desmontou a Petrobras na região Nordeste para sabotar o desenvolvimento e piorar as condições sociais e de desemprego. É hora de nos unirmos e lutarmos junto ao Governo Lula pela retomada do desenvolvimento do Nordeste e contra a privatização da Petrobrás”, destacou Roberto Silva.
Da mesma forma, o presidente da CUT reforçou a necessidade de fortalecermos a luta nacional ‘Pela Reestatização da Eletrobrás’ e a luta em Sergipe Contra a Privatização da DESO e dos Serviços de Saneamento Básico.
No último mandato a frente da CUT Sergipe, vários sindicatos se filiaram à central fortalecendo a luta de diferentes categorias. Inclusive, Associações de Pescadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e o Sindicato dos Motoboys fortalecem o debate pelo fortalecimento do INSS capaz de atender à população ribeirinha, pescadores, trabalhadores do campo e também trabalhadores da cidade, todos prejudicados com o desmonte golpista de Temer e Bolsonaro.
O 15º CECUT apontou que a partir do aniversário de 40 anos da CUT, os próximos anos serão de união e luta contra o neofascismo, contra o neoliberalismo, para superar a desigualdade social do Brasil, com a luta contra o racismo e pela valorização dos direitos das trabalhadoras domésticas.
O movimento sindical vai lutar por concurso público, geração de emprego e renda, fortalecimento da indústria e para que o Estado brasileiro tome atitudes políticas transformando este cenário de entreguismo, privatizações, fome, devastação de políticas públicas e sociais para a população brasileira.
A luta continua
No fim do 15º CECUT, todos os presentes cantaram parabéns e confraternizaram com direito a bolo de aniversário de 40 anos.
Desde a fundação da CUT/SE até os dias atuais, a central sindical foi presidida por Dionízio Cruz (Agricultor), Rômulo Rodrigues (Petroquímico), Edmilson Araújo (Petroquímico), Paulo Roberto Aragão (Petroquímico), Francisco Gualberto (Petroquímico), Rosângela Santana (Professora), Ana Lúcia (Professora), Antônio Góis (Urbanitário), Rubens Marques (Professor) e atualmente é presidida por Roberto Silva (Professor) que inicia hoje o seu segundo mandato. Acesse as redes sociais da CUT Sergipe (Instagram e Facebook) para conferir mais fotos e vídeos.
A CUT Sergipe comemorou, na finalização do 15º CECUT, os 40 anos da central, o novo Plano de Lutas aprovado e a nova Direção da CUT Sergipe eleita. Confira:
Diretoria CUT Sergipe
Roberto Silva (SINTESE)
Vice-Presidenta
Caroline Rejane Sousa Santos (SINDIJOR)
Secretária de Administração e Finanças
Iara Nascimento (SINDISAN)
Secretária Geral
Leila Angélica (SINTESE)
Secretária de Combate ao Racismo
Arlete Silva (SINTESE)
Secretário de Comunicação