cecut 3

Sindtic assume novamente diretoria na CUT/SE

cecut 3

No último sábado, 1o de agosto, durante o 13º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (Cecut) as lideranças sindicais da Central elegeram a Diretoria Executiva e Ampliada e o Conselho Fiscal para o mandato 2015-2019.

O Sindtic, filiado à CUT, voltou novamente à fazer parte da Diretoria Executiva. A representação é ocupada por Jairo de Jesus, presidente do Sindtic, que fica responsável pelos próximos quatro anos pela Secretaria de Organização e Política Sindical da CUT. O sindicato dos trabalhadores de Tecnologia da Informação já havia participado da Diretoria Executiva com a companheira Maria da Conceição Torres na função de secretária da Mulher Trabalhadora.

Dirigente sindical atuante, Jairo de Jesus irá reforçar o elo entre os sindicatos filiados para o fortalecimento da luta militante em Sergipe. “Enquanto dirigente sindical a gente já desenvolvia um trabalho junto à militância e ao movimento sindical. Vamos dar continuidade a esse trabalho procurando contribuir com o crescimento da Central e na defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora e na conquista de novos direitos”, afirma.

História da CUT em Sergipe

A CUT é hoje a maior Central Sindical da América Latina. Mas um longo caminho foi percorrido até se chegar à atual realidade. O final da década de 1970 e o início dos anos de 1980, no Brasil, foram marcados por um amplo processo de reorganização da sociedade civil. Após anos de ditadura militar, diversos setores sociais passaram a expressar publicamente sua indignação e a exigir cidadania em todas as dimensões.

Atualmente, a CUT constitui uma importante referência e continua intervindo nos principais debates em pauta no cenário político, econômico e social do país, denunciando os processos de privatização e precarização das relações de trabalho; elaborando propostas de políticas públicas – inclusive de geração de emprego e renda; participando propositivamente em espaços e fóruns institucionais acerca da integração do Brasil aos mercados internacionais; atuando conjuntamente com vários movimentos sociais na defesa de direitos de setores historicamente marginalizados, no combate às diversas formas de discriminação racial e de gênero, bem como em várias questões de interesse do conjunto da sociedade brasileira, como meio ambiente, reforma agrária, educação e saúde, entre outras.

Saiba mais sobre o 13o Cecut