cecut

‘Educação, Trabalho, Democracia. Direito não se reduz, se amplia’ é o tema do 13º CECUT

Por Iracema Corso

cecut

O cenário político do Brasil – após um semestre de ofensiva fascista, retrocesso e ataques à classe trabalhadora e à juventude empobrecida, com destaque às manobras espúrias de um Congresso Nacional com a formação mais conservadora desde o Golpe de 1964 – dá pistas do desafio histórico desta 13ª edição do Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT), com o tema ‘Educação, Trabalho, Democracia. Direito não se reduz, se amplia’. A atividade política reunirá 220 lideranças sindicais do Estado de Sergipe no auditório da Sociedade Semear, de 31 de julho a 2 de agosto.

A análise de conjuntura é a base para a construção de qualquer ação futura. Para a consolidação da democracia no Brasil são necessárias as reformas estruturais que são pautas de luta do movimento sindical e social: Democratização do Judiciário, a Democratização dos Meios de Comunicação, Reforma Tributária, Reforma Urbana e Reforma Agrária, fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde, mais investimento na educação pública de qualidade social para as filhas e filhos dos trabalhadores do campo e da cidade. São conquistas que vão na contramão da onda conservadora que assola o País. Por isso que a discussão da redução da idade penal, a redução da idade trabalhista, os ataques do Governo Estadual aos servidores públicos, a criminalização do movimento social e as consequências do Ajuste Fiscal para os trabalhadores são temas cruciais nesta edição do CECUT.

‘Terceirização: Precarização e suas consequências para os trabalhadores’ é o tema da palestra de abertura, ministrada pelo advogado Henry Clay, às 19h da sexta-feira. O sábado será marcado pelas atividades de Análise de Conjuntura Nacional e Internacional, balanço dos três anos de mandato da diretoria da CUT/SE e encaminhamento de propostas para a construção de um Plano de Luta. Domingo, o último dia do CECUT, é o momento da inscrição de chapas, apresentação de programas, eleição e posse da nova diretoria da CUT/SE, com mandato para os próximos quatro anos.