MOVIMENTO NAO PAGO - 2013-05-14e15

Farinha do mesmo saco: prefeito, vereadores e empresários de transporte coletivo

Trabalhadores já estão pagando mais caro pela passagem de ônibus

Trabalhadores de TIC juntam-se aos movimentos sociais para protestarem contra o aumento de passagem de ônibus. Direção do SINDTIC esteve no dia de ontem participando do ato no calçadão da rua José do Prado Franco onde reivindicou publicamente a redução da tarifa, por entender que o sistema de transporte público não atende satisfatoriamente os seus usuários e já praticava uma das tarifas mais caras do pais.

MOVIMENTO NAO PAGO - 2013-05-14e15

Companheiro essa luta também é sua. Participe e apoie! Veja nas matérias abaixo os vereadores que estão ao lado dos patrões.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

População apoia luta por qualidade no serviço e redução da tarifa do transporte coletivo

15/05/2013

Escrito por: Iracema Corso

Ctransporte coletivo, realizado no Calçadão da João Pessoa, em frente à Caixa Econômica Federal.

Para continuar a andar em ônibus velhos, sujos, que demoram a chegar aos pontos de ônibus, porque tem horário irregular, a população de Aracaju agora terá que pagar R$ 2,45 – uma tarifa de ônibus que é a segunda mais cara do Nordeste.

A maior parte da população que transitava pelas ruas do Calçadão na manhã desta quarta-feira respondeu a uma enquete sobre a satisfação em relação à qualidade do transporte público. O estudante Alisson Sampaio, do Levante Popular da Juventude, disse que já não aguenta mais ouvir todos os anos a mesma mentira de que a elevação da tarifa trará mais qualidade no serviço prestado. “Vocês acham que o aumento do valor da tarifa de ônibus vai melhorar a qualidade do transporte público? Claro que não. Todo ano a gente ouve o mesmo discurso, a passagem aumenta e nada muda”, dialogou.

O vice-presidente da CUT/SE, Roberto Silva, repetiu o nome dos vereadores Adelson Filho, Daniela Fortes, Jony Marcos, Robson Viana, Ivaldo José, Emília Correia, Dr. Gonzaga, Jailton Santana, Renilson Felix, Manuel Marcos, Augusto do Japaozinho, Anderson Santos, Valdir Santos, Dr. Agnaldo, Agamenon Sobral, Adriano taxista e Vinícius Porto, todos os que votaram pelo aumento da tarifa de ônibus, alertando a população que eles voltarão a pedir voto nas próximas eleições e que já mostraram que estão do lado das empresas de ônibus e contra a população usuária do transporte público.

De acordo com os estudos realizados pelo movimento social, a tarifa de transporte deveria custar R$ 1,80, um valor suficiente para cobrir gastos e garantir lucro para as empresas de ônibus, que todos os anos conseguem o apoio de políticos descompromissados com a população para se tornarem mais ricas. “As empresas de ônibus enviaram uma planilha de custos superfaturada para a Prefeitura, onde consta o valor de pneus bem acima do preço de mercado e contando com cobrador de micro-ônibus, e quem anda de ônibus sabe que isso não existe. Os 17 vereadores junto ao prefeito João Alves aumentaram o preço já abusivo da passagem de ônibus. Mas o movimento social e a população de Aracaju não vão aceitar calados esta injustiça”, alertou o presidente da CUT, Rubens Marques, o professor Dudu.

Os atos públicos e consulta à população devem continuar na próxima semana em atividades realizadas conjuntamente pelo MOTU, Sintese, Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Levante Popular da Juventude, União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, Coletivo Mão Roxa, Movimento Nacional de Direitos Humanos e Ocupação 17 de Março.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Movimentos sociais protestam contra aumento abusivo da passagem de ônibus

14/05/2013

Escrito por: Iracema Corso

Trabalhadores, trabalhadoras e estudantes insatisfeitos com o aumento abusivo da passagem de ônibus na capital sergipana, que agora custa R$ 1,45, reúnem-se a partir das 8h da manhã desta quarta-feira, dia 15 de maio, no Calçadão da João Pessoa, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, para dialogar com a população sobre esta ação política que favorece as empresas de ônibus em detrimento do usuário do transporte público em Aracaju.

O Movimento por moradia popular digna, MOTU, estará realizando também no turno da manhã, nos terminais do Centro, do Mercado, e do Calçadão, uma enquete sobre a qualidade do transporte público e para saber a opinião da população aracajuana a respeito do aumento de 8,8% no preço da passagem de ônibus.

A atividade é uma ação conjunta do MOTU, Sintese, Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Levante Popular da Juventude, União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, Coletivo Mão Roxa, Movimento Nacional de Direitos Humanos e Ocupação 17 de Março.

Fonte: www.cut-se.org.br