Reunião com IT Project rumo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2016

Com o objetivo de negociar o Acordo Coletivo de Trabalho e de implantar o Sistema de Ponto Eletrônico, a empresa IT Project procurou a diretoria do
SINDTIC/SE recentemente. O sindicato patronal deliberadamente continua irregular no cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego, o que obriga as empresas a fazerem Acordo Coletivo Individuai ao invés da Convenção Coletiva, seja para repactuar preços contratuais ou solicitar equilíbrio econômico financeiro nos contratos de prestação de serviço vigentes.

O presidente do SINDTIC/SE, Jairo de Jesus, resgata que no ano de 2013 o sindicato começou a negociar a regularização dos direitos dos trabalhadores com a IT Project, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. Na ocasião a empresa IT Project alegou que não sabia da existência do sindicato. Entretanto, antes que fosse firmado qualquer acordo, eles cessaram o diálogo.

Para a surpresa da direção do SINDTIC/SE, na reunião realizada na última semana, os representantes da IT Project asseguraram que já estão cumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho desde o ano passado. “Ficamos intrigados com a informação e solicitamos que a IT Project nos envie os documentos comprovando o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho desde o funcionamento da empresa. Agora estamos encaminhando a proposta do ACT, conforme foi definido na última reunião”, informou Jairo de Jesus.

O dirigente do SINDTIC/SE Tomé Rodrigues se recorda que durante uma visita de rotina à empresa em 2012 o sindicato constatou que a IT Project não vinha pagando os tíquetes de alimentação. “Mesmo que eles estejam cumprindo o Acordo Coletivo agora, ainda há uma dívida pendente referente ao ajuste de contas retroativo, inclusive dívidas com trabalhadores que já foram demitidos. Enfim, retomamos o diálogo e é possível que existam muitas pendências a tratar. Esperamos que o resultado destas negociações seja o mais positivo para os trabalhadores da IT Project”, avaliou.