Sindicatos da CUT e movimentos sociais entregam resultado do Plebiscito Popular da Reforma Política a representantes dos Três Poderes

Lideranças sindicais, filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), e movimentos sociais que trabalharam em Sergipe na construção do Plebiscito Popular para a Reforma Política marcharam na tarde desta segunda-feira, dia 13/10, até o Palácio da Alvorada para a entrega oficial do resultado do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político, realizado em todo o Brasil na Semana da Pátria, período de 1 a 7 de setembro.

Conforme apuração, foram contabilizados 7,7 milhões de votos, e desse total, 97% dos votantes (7,5 milhões) disseram sim à convocação de uma assembleia constituinte para promover a reforma política no país. A mobilização reuniu cerca de 100 mil pessoas e mais de dois mil comitês populares em todo o Brasil. O Estado de Sergipe se destacou no cenário nacional ao obter 13% de votantes, o maior percentual alcançado em comparação aos demais Estados.

Lideranças sindicais do SINDTIC/SE, SINDOMESTICO, SINDIPREV/SE, SINDASSE, além de representantes do MOTU, MST, MNDH/SE, Levante Popular da Juventude, Juventude da Articulação de Esquerda, Coletivo Mão Roxa e DCE da UFS participam da atividade que integra a V Plenária Nacional da Campanha pelo Plebiscito, representando os demais sindicatos sergipanos, filiados à CUT/SE e entidades que trabalharam muito para a obtenção deste bom resultado do Plebiscito Popular em Sergipe.

O site jornalístico Brasil de Fato destacou a importância de avançar na luta pela Reforma Política observando que: “As atividades da V Plenária da Campanha do Plebiscito Constituinte ocorrem em meio ao resultado das eleições que definiram nova composição para o Parlamento brasileiro (Câmara e Senado), no último dia 5. Mais uma vez, prevaleceu a influência do poder econômico, com metade das cadeiras na Câmara sendo ocupada por setores empresariais e um forte avanço de segmentos conservadores sobre a maioria das vagas. Segundo informações do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), trata-se da composição mais conservadora do Congresso Nacional desde 1964”.

Após o ato público desta segunda-feira, 13/10, que conta com a presença da presidenta Dilma Roussef, na terça-feira 14/10, será a vez de audiências oficiais de entrega do resultado na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Um dos organizadores do Comitê para a Reforma Política em Sergipe, o jornalista Paulo Victor (SINDIJOR) ressalta a Plenária como espaço de decisão dos rumos que o movimento irá tomar a partir de agora em relação à continuidade dos comitês e ações políticas. “Estamos finalizando esta etapa de forma exitosa, avaliando a quantidade de debates esclarecedores que conseguimos construir, assim como o numero expressivo de assinaturas coletadas. A definição dos passos seguintes é crucial para a conquista da Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político pela qual lutamos”.