Convocação para os Estudantes e Trabalhadores de TIC: participar é preciso
É necessário ir além da indignação diante dos efeitos da intolerância
O Seminário Nacional Direitos Humanos e Juventude promovido pelo Instituto Braços se realiza num contexto em que a sociedade brasileira assusta-se de si mesma. Assusta-se por se reconhecer violenta, por buscar responder às suas mazelas através do consumismo extremado, no valor do individualismo e da meritocracia. Fica sobressaltada ao reconhecer que no campo da política, da economia e das relações internacionais as mais sérias decisões do país não são formuladas no Parlamento. Elas são forjadas nas redações dos conglomerados midiáticos e da comunicação.
Este seminário acontece também no contexto de uma sociedade que não se indigna diante dos efeitos do racismo e da intolerância com as tradições religiosas de matrizes africanas e que faz ouvido de mercador aos gritos da violência perpetrada contra a juventude negra, cujos dados oficiais configuram uma limpeza étnica que ocorre na calada da noite.
É neste contexto de contradições que a juventude brasileira tem demonstrado que a efetividade dos direitos humanos se dá na luta por direitos e que o primeiro dos direitos evocado por ela é o direito de participação.
INSCRIÇÃO: Basta ir até o site www.institutobracos.org.br e clicar no banner do evento, onde você terá a sua disposição um texto inicial, além da chamada pública e a ficha de inscrição Nº 1 para download.
–> Baixe a Ficha de Inscrição, Preencha e Envie para o e-mail: seminarionacional@institut<wbr< a=””>>obracos.org.br com o assunto ”ouvinte”.
Para as demais inscrições: ministrantes de minicursos, trabalhos para as sessões científicas, além das inscrições para lançamento de livros, seguir as orientações contida na Chamada Pública disponível no site.
Lembre-se: é nesta terça feira, 17/09, a abertura do Seminário, no Teatro Atheneu, e continua nos dias 18, 19 e 20 na Fundação Semear.
Atualizado em 31 de março de 2023