27

CUT exige do Governo respeito aos trabalhadores e aposentados

Por Iracema Corso

27

Sem qualquer reajuste salarial desde 2013, os servidores públicos do Estado de Sergipe junto aos trabalhadores aposentados realizaram protesto nesta quarta-feira, 27/05, em frente ao Palácio dos Despachos, a partir das 8h da manhã. A mobilização faz parte da agenda de lutas que a Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), outras centrais e movimentos sociais estão realizando contra a política de desvalorização e criminalização do funcionalismo público que atinge tanto trabalhadores da ativa quanto os aposentados.

O pagamento do Piso do Magistério, que não vem sendo respeitado pelo Governo Estadual, integra a pauta de reivindicações, dentre outras negações de direitos conquistados. O protesto também visa manifestar a posição contrária dos trabalhadores ao Projeto de Lei 4330 (PLC 250) que aumenta a precarização do trabalho e contra o ajuste fiscal do Governo Federal.

O vice-presidente da CUT/SE, professor Roberto Silva, revela que a Central Única dos Trabalhadores não vai ficar de braços cruzados. Além da manifestação, na próxima sexta, 29, a central sindical vai ingressar com uma ação judicial contra o Governo do Estado de Sergipe cobrando o pagamento do Piso do Magistério e o reajuste salarial dos servidores referente aos três últimos anos.

“Não vamos aceitar negação de direitos conquistados e a criminalização do trabalhador aposentado, que trabalhou a vida inteira, contribuiu para a Previdência, e agora é citado como um problema, como um obstáculo para que o Governo conceda os reajustes salariais. Se alguém desviou verba da Previdência, o Governo tem que fazer uma auditoria para encontrar e prender os culpados. Só não vamos aceitar que os aposentados sejam apontados como culpados por um problema que eles não criaram”.