Trabalhadores com deficiência auditiva estão sem reajuste desde 2012

Em busca de uma solução para o impasse no reajuste salarial dos trabalhadores com deficiência auditiva, a diretoria do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 03/10, com diretores do SINDTIC/SE (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do Estado de Sergipe), filiado à CUT/SE.

A gestora de contrato Léa Vilma Pereira Gomes do IPAESE relata que desde 2012 os trabalhadores com deficiência auditiva que prestam serviço de Tecnologia da Informação ao TRT estão sem receber qualquer reajuste em seus salários e relativo ao ticket alimentação. A irregularidade se mantém sob a justificativa de que o sindicato patronal está irregular, portanto não homologou o Acordo Coletivo vigente.

Presidente do SINDTIC/SE, Jairo de Jesus acrescenta que é irregular a situação dos trabalhadores com deficiência auditiva que trabalham como digitadores no TRT e recebem apenas um salário mínimo, ou seja, uma remuneração inferior ao piso dos trabalhadores de Tecnologia da Informação, porque há um Acordo entre os sindicatos de trabalhadores e Patronal, celebrado desde 21/05, mediado pela SRT/MTE e que vem sendo cumprido pelas empresas.

O sindicalista Jairo de Jesus também explicou que a irregularidade no cadastro do sindicato patronal junto ao MTE tem forçado as empresas que prestam serviços de TI em Sergipe a optarem por outras alternativas para não prejudicar o trabalhador. Uma delas é fazer o Acordo Coletivo de trabalho com a empresa, um acordo individual devidamente homologado no MTE; a segunda opção é reconhecer a Ata do Ministério do Trabalho (Acordo de 21.05.2013) para fazer a correção dos salários ainda referente a 2013; e a terceira alternativa, que também vendo sendo utilizada para o reajuste de maio 2014, é a de conceder a antecipação da data-base garantindo aos trabalhadores pelo menos o reajuste da inflação dos últimos 12 meses.

Em breve SINDTIC/SE e IPAESE devem se reunir novamente para encaminhar uma definição satisfatória aos trabalhadores com deficiência auditiva com o intuito de que estes não sejam prejudicados em relação às conquistas obtidas aos demais trabalhadores de TI.