Direção da Emgetis vai entregar atividades estratégicas para empresas estrangeiras
De acordo com matéria publicado no último dia 27 de agosto no site da Emgetis, há possibilidade de que a rede de TI do Governo do Estado tenha interferência de empresas norteamericanas.
O texto informa que a “Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) anunciou, no último dia 18, a abertura de concorrência para que empresas americanas apresentem suas propostas com foco no desenvolvimento de projetos de Tecnologia da Informação (TI) em Sergipe”.
O sindicato percebe que a Emgetis tem se esforçado, sem sucesso, para encontrar argumentos que justifiquem a abertura de concorrência exclusivamente para empresas norteamericanas nas áreas de saúde, segurança e educação.
Sob o pretexto de implantação de um “Plano de Modernização e Expansão de TI em Sergipe”, com licitação exclusiva para as empresas estrangeiras provenientes dos Estados Unidos. Em teoria, seria feito um investimento de aproximadamente 2 milhões de reais em três projetos de áreas estratégicas, fragilizando, assim, a segurança de dados e informações privilegiadas.
Para o presidente do Sindtic, Jairo de Jesus, falta discussão com as áreas envolvidas e, principalmente, com os trabalhadores da Emgetis.
Atualizado em 31 de março de 2023