Prepare_o_seu_coracao

Empresas Particulares se Recusam Negociar

Prepare_o_seu_coracao

Patrões intransigentes – conheça suas alegações para recusar a negociação

Através do nosso site estamos iniciando uma série de matérias para analisar e demonstrar item por item a falácia das alegações dos Patrões para recusarem as justas reivindicações dos Trabalhadores e se o refrão da música de Geraldo Vandré diz: “Prepare o seu coração prá as coisas que eu vou contar…”, podemos dizer: prepare o seu estomago prá tentar digerir as coisas que vamos contar sobre as baixismas contrapropostas e as falaciosas alegações patronais para não avançar ou não continuar com a negociação 2012/2014.

Pela quarta vez o Sindicato Patronal informa que não deseja negociar

Pela quarta vez o Representante do Sindicato Patronal, Sr. Mário Rosa, informa aos Trabalhadores que os patrões não desejam mais negociar com os empregados sob a alegação que “já cederam ou avançaram demais” (SIC!). Entretanto para que Você companheiro(a) Trabalhador(a) das empresas de TIC em Sergipe possa constatar o equívoco da postura dos patrões em nosso estado veja a descrição da seguinte conta de aritmética elementar:

• Das 39 reivindicações propostas pelos Trabalhadores, os patrões aceitaram apenas 08 (oito). Para as 31 propostas restantes o Sindicato patronal apresentou suas contrapropostas e dessas os Trabalhadores aceitaram 19 (dezenove), restando 12 reivindicações sem acordo, algumas das quais sem impacto ou implicação salarial. Constata-se que os empregados cederam ou aceitaram mais que o dobro do que aceitaram ou cederam os patrões (19 x 08). Reivindicacoes_aceitas_Sinformatica_X_Sindtic

Portanto, se nessa negociação há um lado que pode afirmar que já cedeu ou avançou demais, quando comparadas as concessões feitas ou negociadas entre as partes, não são os patrões, mas os trabalhadores, que aceitaram ou acordaram 19 das contrapropostas apresentadas pelos patrões, o que torna justo e necessário que entre as 12 reivindicações ainda sem acordo, haja um significativo avanço da parte patronal.

Começando a analisar e demonstrar item por item a negociação 2012/2014

Vamos a um exemplo: na primeira mesa de negociação a contraproposta patronal inicial para o aumento do tíquete alimentação foi de exatamente aumentar R$ 0,39 (trinta e nove centavos). Por favor, Companheiro(a), não pense que Você leu errado! Era isso mesmo, apenas um chiclete ou uma bala, como aumento, passando o tíquete dos atuais R$ 8,00 para R$ 8,39. A proposta inicial dos Trabalhadores era que o valor fosse majorado para R$ 14,00. E não dá para alegar que esse é um valor exagerado, sabe por quê? Porque na Convenção 2012/2013 dos Trabalhadores de TIC da Bahia os patrões concordaram em pagar R$ 17,50 por tíquete e sem desconto para os empregados com salários que recebem o piso da categoria.

Verificando a contraproposta inicial do Sinformática de aumentar R$ 0,39 o valor do tíquete alimentação, Você deve estar afirmando: – isso é vergonhoso! Para um Cidadão sensato, é preciso “muito estomago” para digerir educadamente uma contraproposta inicial como essa.

Cx_surpresa_-_sinformaticaMesmo sabendo dos valores pagos na Bahia, os patrões de Sergipe somente após a terceira mesa de negociação chegaram a uma contraproposta de R$ 10,00 por tíquete, mas exigem descontar 10% do valor total do mês. Isto equivale a seguinte constatação: a empresa de TIC quando atua na Bahia paga integralmente R$ 385,00 de “auxílio alimentação” e não desconta nada para os trabalhadores que recebem o piso da categoria, entretanto quando essa mesma empresa atua em Sergipe somente pode pagar R$ 198,00 (R$ 220,00 – R$ 22,00) de “auxílio alimentação”, na visão dos patrões sergipanos.

Se Você ficou indignado diante “desse avanço” que os nossos patrões demonstraram na contraproposta do tíquete alimentação, prepare-se ainda mais para acompanhar a próxima análise comparativa de outra contraproposta patronal às nossas reivindicações.