Luta do SINDTIC/SE obriga pagamento de verbas rescisórias pela IT Consulting

Como resultado da atuação eficaz da assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do Estado de Sergipe (SINDTIC/SE), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), na última quinta-feira, dia 25/09, foi paga aos trabalhadores a segunda parcela do acordo judicial firmado com a empresa IT Consulting no TRT.

Nos anos de 2012 e 2013, a empresa IT Consulting prestou serviço à Junta Comercial. No entanto, a PGE encontrou irregularidades no contrato de trabalho firmado, o que comprometeu sua continuidade. Além da demissão consequente do cancelamento do contrato, os trabalhadores tiveram que lutar para conseguir o pagamento do aviso prévio e verbas rescisórias.

O trabalhador Eduardo Trindade criou expectativas com a verba rescisória que iria receber, enfrentou dificuldades e relata que durante um ano e três meses sua vida e a dos demais colegas virou um inferno. “Desde o início foi muito difícil, pois era muita pressão além do desconforto de saber da demissão… Confesso que fiquei perdido, sem saber o que fazer. Já tinha perdido as esperanças. Se não fosse a atuação do sindicato que não foi omisso e agiu de forma correta para corrigir a homologação, não sei o que seria de nós. Com certeza não teríamos conseguido nada. Então entendo que é muito importante para todo trabalhador buscar o sindicato, se filiar, participar das lutas, se inteirar, pois o desconhecimento sobre os direitos trabalhistas deixa os trabalhadores vulneráveis, e nos momentos de dificuldade só podemos nos valer do nosso sindicato que luta na defesa dos direitos de todos”.

Presidente do SINDTIC, Jairo de Jesus comenta que o acordo firmado na Justiça não foi plenamente satisfatório porque as verbas estão sendo pagas ao trabalhador em quatro parcelas. “Negociamos o pagamento do aviso prévio, mas o nosso objetivo era fazer com que ele fosse pago em uma parcela única. Aproveitamos a ocasião para alertar aos trabalhadores de TI do Estado de Sergipe que toda vitória do sindicato se define pela força de mobilização da categoria, portanto, precisamos de mais trabalhadores unidos, presentes nas mobilizações, filiados ao sindicato para que possamos avançar nas conquistas que beneficiam a todos”.