Serpro Assembleia

Assembleia do Sindtic propõe alternativa para os anistiados do Serpro

Serpro Assembleia
Assim como nos demais estados, em Sergipe, os trabalhadores anistiados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) se reuniram em assembleia para deliberar a respeito do pagamento do retroativo e de condições de isonomia após a reintegração ao trabalho. O Sindtic realizou a assembleia na sede do sindicato no dia 17 de junho no Edifício Paulo Figueiredo.

A decisão retirada da assembleia corrobora o que também foi decidido em outros estados em não aceitar as proposições do Serpro. De acordo com Jairo de Jesus, presidente do Sindtic, além de discutir a proposta de parcelamento do retroativo, a discusão teve um saldo bastante positivo. “Aprofundamos o debate e chegamos à conclusão que não adiante discutir apenas se receberemos parcelado ou não. Os casos e valores diferem de trabalhador a trabalhador, então sugerimos que somente sentaremos para falar sobre a forma de pagamento quando soubermos quanto cada trabalhador deve receber”, explica.

Entenda o caso

Ao serem demitidos em diferentes momentos por iniciativa exclusiva do governo federal, os anistiados foram reintegrados, alguns após 18 anos, portanto, em datas e grupos diferentes. Nenhum deles foi readmitido nas empresas de origem, Serpro ou Dataprev, mas em postos de serviços como a Procuradoria da Fazenda Nacional ou Receita Federal, por exemplo.

Quando foram reintegrados, esses servidores fizeram a nova entrada com os níveis salariais que tinham quando foram demitidos, ou seja, em condição diferente daqueles que continuaram empregados e isso gerou um problema de falta isonomia dentro da categoria. Durante o tempo de afastamento, as promoções por mérito e por antiguidade não foram contabilizados, tampouco foi paga uma indenização.

Para corrigir essas e outras distorções os trabalhadores anistiados do Serpro, através de Ação Civil Pública, restabeleceram o direito de serem reenquadrados observando-se a promoção por mérito e antiguidade, além do direito ao passivo do retroativo dessas progressões. O impasse hoje é que a empresa  Serpro quer pagar somente a promoção por tempo e não por mérito. Além disso, a empresa quer parcelar o valor da promoção.

Sendo assim, as assembleias dos trabalhadores anistiados, em todos os estados, rejeitaram a proposta de parcelamento feita pelo Serpro em audiência realizada no Ministério Público do Trabalho.

Em busca de tratamento isonômico, os trabalhadores irão aguardar agora o cumprimento da sentença da ação 692/2013.