serpro multa

Serpro estuda redução de jornada para cobrir eventual reoneração da folha

Fonte: Luiz Queiroz … 20/04/2018 … Convergência Digital serpro multa

Os funcionários do Serpro, no Rio de Janeiro, receberam uma má notícia através do boletim “Em Tempo”, que circula dentro da empresa. A direção estuda reduzir a jornada de trabalho, com a consequente redução do “custo de pessoal”, sob alegação de que não teria como arcar com a reoneração da folha de pagamentos, assunto que está sendo discutido ainda no Congresso Nacional.

A direção assegura que eventual medida somente seria implementada, caso haja a aprovação da reoneração da folha pelo Congresso. Mas garante que está estudando “cenários” e que o corpo funcional vem sendo informado em reuniões. Essa medida seria “um dos estudos”, segundo o comunicado.

Os executivos alegam que hoje a folha de pagamentos já alcança 70% da receita líquida da empresa e esta não teria como voltar a assumir um aumento de 20% na tributação, caso o Congresso aprove a reoneração.

Em 2011 o Governo Dilma Roussef decidiu promover a desoneração tributária sobre a folha de pagamentos para todas as empresas de Tecnologia, como forma de estimular a geração de empregos e o crescimento econômico. Na época a desoneração foi festejada pelo setor.

A direção do Serpro diz que até julho decidirá qual dos “cenários” será o mais provável de ser implementado. Curiosamente, nenhum outro, além da redução da jornada de trabalho, foi apresentada e explicada aos funcionários neste comunicado.

“A diretoria esclarece que são apenas estudos e quaisquer mudanças serão implementadas conforme a prática dessa gestão, de forma clara e transparente”. Pelo menos lembra que tal decisão ainda precisa ser discutida com a base sindical.