DIA_DE_MOBILIZACAO_-_18-04-2013

Trabalhadores de TIC no Ato pelo Dia Nacional da Mobilização

Os diretores do Sindtic, companheiros Jairo e Conceição, representaram os Trabalhadores e Trabalhadoras de TIC no Ato pelo Dia Nacional da Mobilização realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), na última quinta feira, 18 de abril, no centro de Aracaju. O Secretario do SINDTIC esclareceu a população, durante o Ato sobre a situação dos 250 mil trabalhadores públicos que correm o risco de ficar sem o plano de saúde – Geap. Confira abaixo outras informações sobre o Ato.

<º><º><º><º><º><º><º><º><º><º>

DIA_DE_MOBILIZACAO_-_18-04-2013

CUT realiza Ato pelo Dia Nacional da Mobilização

19/04/2013

Manifestação aconteceu no centro da cidade e teve como objetivo reforçar a luta por benefícios aos trabalhadores

Escrito por: Danielle Menezes/Agência Voz

A Central Única dos Trabalhadores realizou na última quinta-feira, 18 de abril, o Ato pelo Dia Nacional da Mobilização, no centro de Aracaju. Em todo o país, atos como estes também aconteceram, organizados pelas centrais regionais, para o fortalecimento da luta trabalhista.

Diversas entidades participaram da manifestação que aconteceu no Calçadão da João Pessoa, palco de atos a favor do trabalhador e para o presidente da CUT em Sergipe, Rubens Marques, é importante que as mobilizações aconteçam em todas as cidades.

“O nosso objetivo aqui é trazer a pauta nacional dos trabalhadores, mas agregando também as pautas locais. Um exemplo aqui de pauta local para os trabalhadores, é o fim da demissão imotivada. Não se justifica que um patrão demita o trabalhador sem uma justa causa”, ressalta.

De acordo com a presidente do Sintufs, Edjanária Borges, reforçar para a população o papel da central na luta dos trabalhadores é um dos motivos do Ato. “É importante que os trabalhadores que sofrem diariamente com o assédio e a exploração saibam que existe uma central que acata a luta deles e que quer ver a mudança”, afirma.

O Dia Nacional de Mobilização foi o desdobramento da Marcha a Brasília que aconteceu no dia 6 de março e teve como objetivo influenciar na negociação com o governo federal das reivindicações apresentadas pela classe trabalhadora.

Pautas

Dentre as pautas que foram reforçadas no dia 18 de abril, estão as 40h semanais sem redução de salários, fim do fator previdenciário, reforma agrária, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, política de valorização dos aposentados, 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, correção da tabela do imposto de renda, ratificação da Convenção 158 da OIT, regulamentação da Convenção 151 da OIT e ampliação do investimento público.

Outra pauta reforçada em todas as manifestações do país, é o projeto de lei 4330, que autoriza a terceirização na atividade fim, a terceirização no serviço público e libera a empresa contratante de qualquer responsabilidade trabalhista com os trabalhadores terceirizados, causando danos irreparáveis à classe trabalhadora como a perda de direitos e a precarização das relações de trabalho.

Fonte: http://www.cut-se.org.br/