A iniciativa da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) utiliza o período da folia de momo para pautar as reivindicações trabalhistas de forma irreverente e criativa. Em 2012, pelo sétimo ano consecutivo, o “Siri na Lata” vai às ruas na sexta-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, com concentração a partir das 8h da manhã, na Praça Fausto Cardoso – Centro de Aracaju. Sindicatos, movimentos sociais, estudantes, imprensa sergipana e sociedade em geral estão convocados para levar suas pautas de reivindicação para rua, no Bloco Siri na Lata.
“O Siri na Lata é um bloco de resistência que tem objetivo de promover o debate com a sociedade das pautas de lutas da classe trabalhadora de forma irreverente e utilizando aspectos da cultura popular com é o carnaval. O Bloco reune diversas entidades que lutam por justiça e igualdade social, cada uma com liberdade e autonomia para levar suas bandeiras de luta para as ruas, juntamente com todos os militantes CUTistas. O Siri na Lata já está na sua 7ª edição, o que representa um marco no calendário da sociedade sergipana e da classe trabalhadora”, enfatizou Roberto Silva, diretor da CUT/SE.
Este ano as bandeiras de luta da CUT/SE levantadas no Siri na Lata são pautas nas quais a central sindical esteve presente, mobilizando, discutindo e reivindicando. Dentre elas se destacam:
– Transparência dos gastos públicos e dos gastos do pré-caju onde o Estado deixa de investir no carnaval de rua de Aracaju e do interior do Estado.
– Redução da jornada de trabalho de 44 para 40h semanais sem redução de salario
– Fim do fator previdenciario
– Pela verdade dos crimes da Ditadura Civil-Militar
– Combate a violência contra a mulher
– Por políticas públicas para juventude de inclusão social
– Por 10% do PIB para educação e respeito ao piso salarial dos professores
– Por reforma agrária e urbana
– Por um plano diretor participativo que respeite os interesses do povo aracajuano e NÃO das construtoras
– Contra aumento da passagem de ônibus
– Pelo fechamento do comércio em todos domingos e feriados
“A CUT solicitará investigação do Mnistério Público sobre os recursos públicos investidos no Pré-Caju para que a sociedade possa saber como, de fato, o dinheiro público está sendo investidos numa festa privada abandonando as festas populares. Cobraremos dos deputados federais e senadores sergipano uma posição clara sobre o fim do Fator Previdenciário, e cobraremos do Governo do Estado transparência na prestação de informações a sociedade e transparências nos gastos da folha de pessoal, duas temáticas que foram recentemente discutidas em Seminários da CUT/SE. A CUT reivindica a ampla participação da sociedade na cosntrução do plano diretor de Aracaju, onde atualmente estamos participando das debates promovidos pelo Fórum Permanente em Defesa da Grande Aracaju. Outra ação da CUT/SE é a luta pelo congelamento da passagem de ônibus e transparência na planilha de lucro das empresas de transporte, luta esta que estamos construindo juntamente com outras entidades e com o Movimento pelo Acesso ao Transporte Público, intitulado de #Não Pago!”, frisou Roberto Silva.
Durante todo o percurso, o bloco carnavalesco dos trabalhadores sergipanos será acompanhado pela banda de frevo, carro de som e a famosa carroça da CUT, que representa o decadente transporte coletivo oferecido à população. O Siri na Lata terá concentração na Praça Fausto Cardoso, a partir das 08:30h, e percorrerá as ruas do Centro da Capital das 09:30h as 11:30h levando as pautas de lutas da CUT, dos sindicatos e movimentos sociais. Participem!
SERVIÇO
O quê: Bloco Siri na Lata dá voz às bandeiras de luta da classe trabalhadora
Quando: Sexta-feira 17 de fevereiro, com concentração a partir das 8h da manhã
Onde: Saída da Praça Fautos Cardoso, percorrendo as principais ruas do Centro da Capital
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.