assembleia-1

Sindtic chama assembleia para tratar de novo banco de horas do Serpro

assembleia-1

Ao meio dia dessa sexta, 8, o Sindtic realizará assembleia com trabalhadores do Serpro a fim de discutir a respeito do novo banco de horas proposto pela empresa. O encontro acontecerá na sede do sindicato, no Edifício Paulo Figueiredo, no Centro da Aracaju.

O objetivo é que a assembleia possa decidir se a nova proposta para o acúmulo de horas extra é realmente interessante para os trabalhadores ou não.

De acordo com o presidente do Sindtic, Jairo de Jesus, já existe no ACT 2014/2015 vigente cláusulas que regulamentam o trabalho para além do expediente ordinário. No acordo atual, há pelo menos cinco momentos em que o texto cita e direciona a respeito do uso da hora extra, a saber: na cláusula Adicional de Hora Extra, na de Adicional Noturno, na que trata da Indenização das horas extras e adicional noturno, na que trata de Sobreaviso e, por fim, quando aborda Jornada de Trabalho.

“Não somos simpatizantes da prática de banco de horas, pois ao nosso ver o trabalhador, na maioria dos casos, sai prejudicado. No entanto, entendemos que, com referência as cláusulas do acordo nacional vigente, já existe a possibilidade de estender a jornada de trabalho de modo a atender as necessidades eventuais da empresa. É preciso analisar cuidadosamente para entender a real necessidade de uma nova regulamentação a esse respeito”, explica Jairo.

Rejeição

Os trabalhadores de três outros estados já decidiram em assembleia que a categoria não é favorável à nova proposta do Serpro. Dessa forma, os empregados da empresa no Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul já declararam que não irão aderir ao banco de horas, sinalizando para a federação que não estão de acordo que está sendo negociado.

De forma geral, explica o presidente do Sindtic, a posição ideológica dos sindicatos é de que o banco de horas sempre é prejudicial para o trabalhador porque, a longo prazo, ele retira direitos e, principalmente, prejudica a saúde e a bolso do trabalhador.

Esse também é o entendimento, na maior parte das vezes, da Justiça Trabalhista e do Ministério Público do Trabalho, ambos opositores do banco de horas.

O que: Assembleia com servidores do Serpro

Quando: sexta, 8 de maio, às 12h

Onde: sede do Sindtic (rua Pacatuba, 254, edf. Paulo Figueiredo, 6o andar)